Engenharia
de
Avaliações




Clique aqui para editar-me e adicionar o seu próprio texto.

Laudo de avaliação de imóveis para finalidades legais




Engenhara de Avaliações
Avaliar o patrimônio é uma tarefa que requer seriedade e competência, seja na avaliação de imóveis, bens móveis ou intangíveis alheios. Nessa atividade, o profissionalismo irrepreensível e a constante atualização tecnológica, adquirida ao longo dos anos, leva à precisão, aos valores venais e locativos dos bens avaliados, fundamentais para um bom negócio.

Avaliações de imóveis com finalidades judiciais
Elaboração de laudo de avaliação de imóvel com finalidade judicial, quando do ingresso em Juízo com ação renovatória ou revisional do aluguel de imóvel urbano comercial ou para contestação de avaliação judicial de imóvel realizada por perito da justiça, reintegração de posse e dação em pagamento nas ações de execução, dentre outros. Métodos definidos nas normas técnicas da ABNT para as avaliações de bens imóveis.

Avaliação de imóvel urbano para venda ou locação a valor de mercado
Elaboração de laudo de avaliação de imóvel urbano para identificar o valor de mercado para venda da propriedade imobiliária e definir o valor do aluguel, quando se tratar de locação nova, renovação ou revisão do contrato de locação de imóvel urbano comercial, residencial ou industrial.




Avaliação de Servidão
Determinação do valor correspondente às restrições impostas à propriedade pela instituição da servidão, calculadas como
-
Diferença entre os rendimentos imobiliários líquidos "antes e depois"
-
As benfeitorias atingidas pela faixa de servidão -
A cessação de atividade econômica
Métodos e procedimentos para avaliações de bens imóveis
Os métodos de avaliação de imóveis definidos e recomendados pelas normas técnicas são:
a) - Método Comparativo
b) - Método Evolutivo
c) - Método Involutivo
d) - Método de Custo
e) - Método de Capitalização da Renda
f) - Critério residual
g) - Conjunção de Métodos
As normas brasileiras da ABNT que definem os métodos e procedimentos a serem observados nas avaliações dos bens imóveis, seus custos, frutos e direitos são:
NBR 14653-1 - Avaliação de bens - Parte 1: Procedimentos gerais;
NBR 14653-2 - Avaliação de bens - Parte 2: Imóveis urbanos;
NBR 14653-3 - Avaliação de bens - Parte 3: Imóveis rurais;
NBR 14653-4 - Avaliação de bens - Parte 4: Empreendimentos.
Pericias em Engenharia
A perícia é um exame técnico de caráter especializado. Na área da Engenharia ela é de fundamental importância para a segurança do usuário de edificações, pois é através dela que é feita a prevenção de possíveis desastres.
É uma atividade técnica realizada com o propósito de averiguar e esclarecer fatos, verificar o estado de um bem, apurar as causas que motivaram determinado evento, avaliar bens, seus custos, frutos ou direitos.
As perícias subdividem-se em:
Avaliação: Análise técnica para identificar valores, custos ou indicadores de viabilidade econômica para um determinado objetivo, finalidade e data, consideradas determinadas premissas, ressalvas e condições limitantes.
Exame: Constatação de fatos ou desenvolvimento de processo analítico fundamentado que permita extrair conclusões acerca de causas e conseqüências, ainda que no âmbito da probabilidade, tendo por objeto pessoas, semoventes e bens móveis.
Vistoria: Constatação de fatos ou desenvolvimento de processo analítico fundamentado que permita extrair conclusões acerca de causas e conseqüências, ainda que no âmbito da probabilidade, tendo por objeto bens imóveis.